Guia Completo: Como Obter a Certificação Energética


Se quiser vender ou alugar uma casa, vai precisar de apresentar o certificado energético do imóvel. No entanto, se nunca solicitou um certificado energético, é normal que não saiba como obter a certificação energética da sua casa. No entanto, neste guia, vamos explicar como obter a certificação energética online e sem dificuldades!  



1. Encontrar o técnico para fazer o certificado energético


Antes de mais, é importante saber que o certificado energético só pode ser emitido por técnicos certificados pela Direção-Geral de Energia (DGEG). Portanto, tem de procurar um técnico ou perito em certificação energética na sua área. Vale a pena dedicar algum tempo a procurar um técnico, pois não há valores tabelados. 


Cada técnico pode cobrar o que entender pela visita técnica, consoante a sua experiência, reputação, despesas de deslocação e por aí em diante. Por esse motivo, recomendo comparar pelo menos 2 ou 3 orçamentos antes de contratar um técnico. Pode fazê-lo facilmente através da Fixando, uma plataforma online. 


A título de exemplo, deixo aqui o link para pedir o seu certificado energético em Braga e receber até 5 propostas. Pode fazer o mesmo em todo o país, só tem de indicar o código postal. No caso de não ter um orçamento, veja pelo menos o preço de um certificado energético aqui, para ter uma ideia.


Além do que vai pagar ao técnico, também tem de pagar o registo do certificado na DGES. O preço do registo oficial, esse sim, segue uma tabela e baseia-se na tipologia dos imóveis (vai de T0 a T6 ou mais). Porém, para facilitar, alguns peritos já apresentam esse valor dentro do orçamento global. 


2. Reunir a documentação para a visita técnica


Depois de contratar um profissional, é provável que o técnico solicite vários documentos sobre a casa. Se for uma casa antiga, a caderneta predial (que pode obter gratuitamente no Portal das Finanças) e a certidão predial (que pode comprar no site Predial Online por 15€), costuma ser o suficiente. 


Em casas mais recentes, pode ser preciso entregar a planta e a ficha técnica da habitação. A ficha técnica é obrigatória para todas as casas construídas depois de 2004 e descreve todos os materiais usados na construção, por isso ajuda o profissional a aferir a eficiência energética da sua casa. 



3. A visita técnica


Finalmente, o técnico faz uma visita a sua casa para confirmar uma série de factores que podem influenciar a certificação energética da casa, como a orientação solar, os confrontamentos (outras habitações/ fachada/ terraço), a espessura das paredes, o tipo de caixilharia e o sistema de aquecimento de águas.


Além disso, também pode confirmar se as características descritas na caderneta, nas plantas e na ficha técnica correspondem à realidade ou se há alguma discrepância. No caso de não ter uma planta, aliás, o técnico terá de tirar todas as medidas de todos os compartimentos para calcular a área útil.


Esta visita técnica não deve demorar mais de meia hora e o técnico deve deixar consigo um comprovativo em como realizou a visita. Para obter a certificação energética do imóvel, o perito tem de inserir todos os dados numa plataforma online que calcula automaticamente a classificação energética da casa. 



4. A certificação energética


Depois de inserir os seus dados no sistema, o técnico obtém um certificado energético provisório, que deve enviar para si. Veja o certificado e confirme que toda a informação está correcta, porque basta um pequeno engano para ter uma certificação energética pior e desvalorizar o seu imóvel!


Se estiver tudo correcto, faça o pagamento do certificado energético e, em breve, o perito envia a versão definitiva. O certificado energético fica válido durante 10 anos. No caso de implementar alguma das medidas sugeridas, pode alterar a sua certificação energética facilmente e passa para uma categoria mais acima. Há até quem esteja a pensar adoptar estas medidas simplesmente para valorizar o imóvel! 


E é só! Espero que este texto vos tenha ajudado e que consigam obter a certificação energética do vosso imóvel rápido! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE