Dicas para combinar pavimentos com armários e bancadas
Se vai remodelar a sua cozinha, talvez se tenha deparado com a dificuldade de combinar o pavimento da cozinha com os armários e a bancada. Há três cores e três texturas diferentes que devem combinar entre si de modo a criar o ambiente que deseja. Vejamos como combinar pavimentos com armários e bancadas de modo a ter uma cozinha agradável, harmoniosa e que convida a grandes momentos em família.
1. Crie um contraste de cores
Uma das melhores dicas para combinar pavimentos com os armários é criar um contraste. Se prefere armários mais claros, pode colocar um piso escuro. Por exemplo, se os armários são brancos, o piso pode ser cinzento. Por outro lado, se tem armários em madeira escura ou com uma cor mais forte, como azul escuro, convém que o piso seja mais claro. Agora, convém ver o que funciona melhor para a sua cozinha.
Em cozinhas mais pequenas, é preferível colocar as cores fortes no chão e as mais leves nos armários e na bancada. Isto porque, quando entramos, o primeiro impacto será o da cor dos armários. No entanto, se tem uma cozinha com muita luminosidade, mais espaçosa ou mesmo em open space, já pode funcionar com uma cor mais intensa, seja madeira mais escura ou uma cor arrojada.
2. Cuidado ao combinar madeira com madeira
É cada vez mais comum ver salas e cozinhas em open space. Aqui, tem duas opções: ou usa um pavimento vinílico, normalmente em imitação de madeira, nos dois espaços; ou cria uma divisão entre a madeira e um pavimento em azulejo, apropriado para cozinhas. Como o pavimento vinílico quase sempre ganha na guerra custo/benefício, depois é preciso saber combinar a madeira com a cor dos armários.
A minha dica aqui é ter uma amostra do vinílico quando for à loja de cozinhas escolher a cor dos armários. Normalmente, o que funciona melhor é combinar a madeira do vinílico com uma cor sólida. No entanto, se quer ter uma cozinha em madeira, há duas hipóteses: ou procura fazer um tom com tom, ou escolhe um tom mais claro para os armários. Para evitar que a madeira fique muito cansativa, escolha uma bancada clara que faça um contraste.
3. Use a luz a seu favor
Se tem uma cozinha pequena ou com pouca luminosidade, escolha materiais claros e capazes de reflectir a luz. Enquanto os armários em madeira nunca reflectem a luz, os armários com um acabamento mais brilhante são capazes de tornar a cozinha mais radiante. O mesmo em relação aos pisos, já que os pisos mais claros, por exemplo marmoreados, dão uma sensação de leveza.
Finalmente, não se esqueçam da luz entre os armários. Ter luz a incidir directamente sobre a bancada, especialmente quando se trata de uma bancada de cor clara, também faz toda a diferença para criar um ambiente ligeiro e aumentar a sensação de espaço. Além disso, há uma questão prática: é importante ter boa luminosidade na cozinha, especialmente na zona onde preparamos a comida.
⚠️ Mas cuidado! Os pisos muito brilhantes também podem ser escorregadios. Veja aqui os melhores pavimentos para cozinhas.
4. Não complique a vida com a bancada
Nos últimos anos, vê-se cada vez mais uma pedra na bancada e azulejos no backsplash (isto é, na parede que fica entre os armários inferiores e superiores). Bem, isto cria-nos dois problemas: em primeiro lugar, passamos a ter de combinar o piso, os armários, a bancada e os azulejos. Por isso, complica-nos a vida logo no planeamento. Em segundo lugar, é muito mais difícil limpar os azulejos do que uma bancada inteira.
Posto isto, recomendo escolher o mesmo material para a bancada e para o backsplash, pelo menos se vão escolher uma pedra natural ou um compacto de quartzo (tipo silestone). É muito mais fácil combinar tudo! Por outro lado, se quiserem uma bancada mais económica em melamina ou em bambu, então o melhor é escolher azulejos que criem a sensação de continuidade, normalmente da mesma cor da bancada.
Se está à procura de alguém para fazer uma remodelação de cozinha, pode encontrar aqui serviços de remodelação de casa em todo o país, incluindo remodelações em Lisboa.
Comentários