4 formas de manter a motivação



A motivação é um dos factores mais importantes para ser bem-sucedido no trabalho, a levar avante um projecto pessoal ou até seguir uma dieta, deixar de fumar e aprender um novo idioma. Mas como manter a motivação?


1. Mantenha o foco


O primeiro passo para manter a motivação é manter o foco no seu objectivo final. Cada vez que pensar em comer algo que não deve, lembre-se que o seu objectivo é perder peso. Cada vez que precisar de motivação para terminar um trabalho, lembre-se de qual é o seu propósito. Muitos atletas usam este método (visualizar a medalha, a recta final…) para manter o foco ao longo da competição.


2. Divida o objectivo em metas menores


Outra forma de manter a motivação é dividir os seus principais objectivos em metas menores. Cumprir estas “milestones” vai dar-lhe a sensação de que já está a atingir os seus objectivos e “renova” a sua motivação. Por exemplo, se está a tentar perder peso, não se foque só nos 10 kilos finais – vá indo semana a semana, kilo a kilo.


3. Lembre-se porque é que tem esse objectivo


Outra forma de manter a sua motivação é lembrar-se sempre de porque é que tem esse objectivo. Por exemplo, se está a tentar deixar de fumar, lembre-se porque é decidiu começar essa empreitada. Quais são os benefícios para si, vai ser uma pessoa mais saudável? Como é que vai mudar a sua vida se atingir o objectivo? O que é que isso significa para o meu futuro?


4. Aceite os seus erros

Finalmente, aceite os seus erros. Somos todos humanos! Em vez de ceder à pressão, seja gentil consigo mesmo. Se precisar de ajuda para lidar com o stress ou problemas de auto-estima, procure ajuda psicológica. Clique aqui para encontrar consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE