Maneiras de se sentir mais em controlo da sua vida durante o coronavírus

Neste momento, é normal sentir impotência, frustração e até desespero. Não sabemos que tipo de futuro nos espera e é compreensível sentir-se ansioso sobre o seu estado de saúde e o dos seus entes queridos. E como é mais fácil dizer “calma” do que fazê-lo, ficam aqui algumas sugestões para se sentir mais calmo e mais controlo da sua vida durante a epidemia de coronavírus. 



Identifique as suas emoções. Um dos primeiros passos para se sentir menos ansioso durante a quarentena é aceitar e reconhecer as suas emoções. Tente perceber o que o deixa mais nervoso: ficar fechado em casa? O medo de adoecer? Medo pelos seus pais ou avós? Perceba o que mais o incomoda e tente racionalizar o medo para que não se apodere totalmente de si.

Seja cuidadoso para evitar contágios. Uma das maneiras de se sentir mais em controlo é diminuir o risco de ter coronavírus. Tenha sempre cuidados ao ir à rua e mantenha-se em casa, evitando sair a todo o custo.

Tente manter-se em contacto com amigos e família. Uma maneira de se acalmar é estar em contacto permanente com os seus amigos e família – assim saberá que estão bem e ocupa o tempo. Use o Skype, o WhatsApp, videoconferência e todas as tecnologias que temos disponíveis.

Aprenda a lidar com os seus sentimentos. Estar tanto tempo em casa, especialmente se está sozinho, pode fazer com sinta um vazio. Nem sempre é fácil lidar com as inseguranças do passado, mas pode aproveitar este tempo para “trabalhar” mais em si, no seu bem-estar e na sua auto-confiança com a ajuda de um coach pessoal.

Distinga as fontes de informação. O pior que pode fazer agora é confiar nas fontes de informação erradas. Isso vai assustá-lo muito mais! Por isso, aprenda a distinguir as “fake news” das verdadeiras e siga apenas sites de notícios fidedignos e reconhecidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE