Momentos que decidem o nosso futuro: exames nacionais de 2019
Há momentos da nossa vida que são decisivos. Aquela vez que tivemos a oportunidade de ir estudar para outro país. Um emprego que recusamos numa empresa que acabou por se tornar gigante. A pessoa a quem nunca tivemos coragem de nos declarar. A vida é feita de pequenas decisões, e cada uma delas leva-nos a um sítio diferente. Mas chega de filosofar - sem dúvida, um dos momentos mais decisivos no futuro de qualquer estudante são os exames nacionais. Aqui fica o calendário dos exames nacionais 2019:
É o verdadeiro ‘make it or break it’: umas décimas abaixo do esperado podem ser o suficiente para não entrar no curso que sempre quisemos. Pensando bem, a pressão é enorme. Uma reacção química mal calculada, uma equação mal resolvida e pum!, de repente todos os planos vão ao ar. Não pensar nisso pode ser uma maneira de acalmar, mas não é a solução. Os estudantes devem estar conscientes da importância dos exames nacionais para entrar na faculdade. Isto porque nunca é cedo demais para se começarem a preparar.
Ainda me lembro de quando andava no secundário. Entrei na faculdade com o exame nacional de Matemática - tive 18.6, superior à minha média interna. Como não tinha uma boa professora de Físico-Química (admito que não era a pessoa mais aplicada da história), o plano sempre foi usar Matemática como específica. O engraçado é que nem estava nervosa no dia do exame. A nossa professora tinha-nos dado sempre testes estilo exame, e as minhas notas durante o último ano tinham flutuado sempre entre o 18 e o 19.
Isto significa que me tinha ido preparando ao longo do ano. Já sabia com que exercícios contar, já tinha resolvido os exames de anos anteriores. Durante o terceiro período, o essencial era rever a matéria de geometria análica do 10º ano e a estatística do 11º, porque não voltaram a aparecer no último ano de secundário. Portanto, esse o conselho que dou a todos os estudantes que se vão apresentar aos Exames Nacionais de 2019. Rever todos os exames dos anos anteriores e saber que exercícios esperar. Em vez de deixar a matéria do 10º e do 11º para a última, aproveitem este terceiro período para rever.
Mas por enquanto… boas férias da Páscoa!
Comentários