O que é a felicidade para ti?






Não é uma pergunta de brincadeira. Estava a ler o artigo do Blog da Cátia sobre a felicidade e comecei a pensar, afinal, o que é a felicidade? 

“A sociedade planeia tudo por nós. Como se tivessemos de viver por etapas. Estudas para conseguires um bom trabalho (sem que te perguntem se é o trabalho que te apaixona), depois, automaticamente, tens de formar uma família. Se fizeres isto tudo direitinho, as pessoas partem do princípio de que tens a vida perfeita. Aos olhos delas, és feliz. Mesmo que não o sejas. E, se mostrares que não o és, provavelmente vão chamar-te de mal agradecido e dizer que não sabes aproveitar aquilo que tens.”


Isto é completamente verdade. A felicidade é muito mais do que ter um emprego e uma família - nós não somos um boneco gerido por um algoritmo. Há muitas mais coisas que precisamos de ter e sentir para nos sentirmos verdadeiramente felizes. 



Na verdade, ter um “bom” emprego pode ser um grande factor de stress. As empresas exigem cada vez mais de nós - e se não queremos fazer alguma coisa, é porque não temos “amor à camisola”. Como ficar no desemprego é completamente assustador, estamos reféns de abusos de poder, de horários loucos e não podemos ter um único dia mau.



A mesma coisa acontece com a família. Claro que é bom ter uma família que nos ama, e claro que amamos a nossa família. Mas isso não significa que seja tudo fácil ou perfeito. A depressão pós-parto é um problema bem real, e ser prestador de cuidados pode deixar-nos exaustos. Porque é que é tão difícil admitir isto? Porque é que somos julgados quando ousamos dizer que nem tudo é perfeito? 



Afinal, o que é felicidade para ti?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE