Solteira vs. Casada - a saga do “ainda estás solteira?”



A strong, independent woman. Este é o lema de muitas mulheres do séc. XXI, que se sentem confortáveis solteiras. Outras continuam a achar que precisam de ter um casamento e uma família para se sentirem realizadas; têm medo de se sentir sós ou de envelhecer sós. Por isso, não nos cabe julgar o que é melhor. Estar solteira ou num relacionamento é uma decisão muito íntima e que cada uma sabe de si.


Mas vamos rebobinar por um segundo e falar um pouco sobre este primeiro grupo de mulheres que se sente bem solteira. Sentir-se confortável sozinha não significa abdicar de uma família - simplesmente, significa que estão à espera da pessoa certa e do momento certo nas suas carreiras também. A prioridade, em vez de ser o objectivo “formar família”, é o seu bem-estar. 


Não que haja algum problema se uma mulher não quiser, de facto, constituir família. A partir de uma certa idade, todas as mulheres ouvem a pergunta “ainda estás solteira”, que na verdade esconde também a pergunta “não queres ter filhos”. Mesmo as que estão num relacionamento lidam com esse preconceito - “então para quando os netos?”. A decisão consciente de não ter filhos é reprovada pela sociedade em geral, como se nós existíssemos para parir. 


Essa é a mesma sociedade que recrimina as mulheres que escolhem ter vários relacionamentos casuais, em vez de uma relação monogâmica, duradoura e tradicional. Um homem é um “bon vivant”, um “don Juan” ou um galã; uma mulher é “fácil”, “libertina” e uma série de palavras que nem sequer me atrevo a escrever. Não acreditam? A saga do ainda estás solteira é real e começa aos 30. Os homens acima dos 50 ainda são galãs que “arrancam suspiros” e “levam as mulheres à loucura”.


Em resumo, seguir o caminho da “solteirice” ou entrar num relacionamento são ambas opções válidas. O que não é correcto é esperar que as mulheres entrem num relacionamento simplesmente porque é o mais convencional! Neste novo ano, desafio-vos a largar a pergunta do “ainda és solteira?”. Se a pessoa em causa não voluntaria essa informação e não fala desse tema, don’t push it.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE