Natal sem desperdício #zerowaste?



O Natal aproxima-se a passos largos e com ele vêm todo o tipo de desperdícios. Luzes de Natal pouco eficientes ligadas todo o dia, papéis de embrulho que vão inevitavelmente acabar no lixo, sobras de comida em que ninguém vai tocar e por aí fora. Por isso, o desafio deste ano é fazer um Natal com menos desperdício - ou mesmo um Natal sem desperdício, de acordo com o movimento #zerowaste. Aqui vão algumas dicas!




Decoração sem luzes


As luzes de Natal ficam ligadas durante todo o dia e, ainda por cima, têm uma péssima eficiência energética. Este ano, quando decorar a sua casa para o natal, prefira uma decoração mais amiga do ambiente. Aproveite restos de embalagens, tampas, caixas de cartão e plásticos para fazer decorações com os miúdos - o metro do Bolhão (no Porto) está todo decorado desta forma, com efeitos feitos por crianças das escolas primárias da cidade. Quanto às luzes, use velas para dar luz e cheiro a toda a casa!




Embrulhos ecológicos


Também nos embrulhos há muita margem de manobra para diminuir o desperdício. Utilize sacos de pano reutilizáveis - aliás, o saco acaba por ser um segundo presente! Se fizer mesmo questão de embrulhar, utilize folhetos de viagens e mapas antigos como papéis de embrulho únicos e originais. Em vez de laçarotes, use restos de linhas de lã para toda a volta! Dá um ar “retro” e é muito mais ecológico. A ideia não é minha e roubei daqui.




Cuidado na cozinha!


Infelizmente, outro dos grandes desperdícios desta época é da comida. Quase sempre se cozinha a mais e muitas famílias acabam por deitar comida ao lixo. Quem é que nunca encontrou pedaços de bolo de rei e pão de ló no lixo, por exemplo? Evitar o desperdício alimentar está nas nossas mãos - não estou a dizer para cozinharem a menos, mas sim para cozinharem na dose certa e sem exageros! Pense também em congelar algumas sobras antes de as deitar fora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE