Família ou carreira?



Família ou carreira? Muitas mulheres continuam a pensar nisto como uma escolha. Sacrificar a carreira pela família? Ou deixar a família para depois e priorizar a carreira? O problema está logo na forma como se coloca a questão: “ou...ou”. Porque não “e”? Porque não combinar as duas coisas?


Infelizmente, muitas pessoas continuam a achar que uma mãe que trabalha a tempo inteiro não é uma mãe tão presente. O primeiro problema está logo aí - assume-se que a mãe é que quem tem que se sacrificar nos primeiros anos de vida do filho para o acompanhar, em vez de se ver a família como uma responsabilidade partilhada.


Outras mulheres têm receio de não subir na carreira tão depressa quanto poderiam, de hipotecar o seu futuro profissional ou até de serem despedidas. Infelizmente, este é um medo legítimo: apesar de ser ilegal, há muitas empresas que encontram subterfúgios para despedir mulheres grávidas ou em licença de maternidade. Outras nem sequer contratam mulheres para altos cargos.


Também aqui é importante ter pé firme, apresentar queixa perante situações de discriminação e apoiar as nossas colegas. As mudanças demoram sempre a acontecer, é certo, mas há algo ainda mais certo. As mudanças não acontecem sem um movimento e uma consciência colectiva de que é preciso mudar. Todos devemos contribuir.


Mas claro que já há mulheres e mães que superam estes obstáculos e constroem uma carreira sólida sem abrir mão de nada. Vejam o caso da Marisa, da faces de Marisa, que é mãe, esposa, filha, amiga, professora e colega. São 6 faces as que apresenta no blog - não me surpreendia se houvesse mais - e balança todas estas facetas.


Escrevo isto e mostro-vos esse blog para verem que nem tudo é tão mau ou tão impossível quanto parece. Não temos que optar entre a família e a carreira e abrir mão de um sonho. Podemos ter os dois, ainda que isso signifique muito mais trabalho, e viver uma vida completa e realizada. 

Comentários

Marisa Luna disse…
Bom dia, alegria!!
Que bom que é receber mimos destes.
Muito, muito obrigada!

Um BOM ANO para todos

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE