Tradições Perdidas: devemos resgatá-las?



Os ovos de chocolate, as amêndoas, os fios de ovos… A Páscoa é uma das festas mais doces que celebramos em Portugal. Mas agora já estamos quase no Halloween, lembrei-me de falar de uma tradição meia perdida: alguém se lembra do “pão-por-Deus”?

Quando era miúda, costumávamos percorrer a cidade toda no dia de Todos os Santos (1 de Novembro), tocar às campainhas e pedir doces. Muitas pessoas davam-nos rebuçados e caramelos, mas outras ofereciam bolos caseiros! Antes de abrirem as portas, ficava sempre ansiosa para saber o que nos ia calhar (e a quantidade, pois repartíamos por todos!). 

Lembro-me de algumas senhoras que nos davam broas de mel, doces com frutos secos ou com fruta caramelizada. Na Madeira - tínhamos uma vizinha de lá - é comum fazer malassadas. Para quem nunca comeu, parecem sonhos (como os que se cozinham no Natal), cobertos com mel ou com caramelo. Segundo sei, os tradicionais levam mel de cana, mas sinceramente aqui no continente nunca encontrei!

Agora, há anos que não ouço falar nesta tradição do “pão-por-Deus” e que não vejo crianças a pedir doces no dia 1 de Novembro. Como é nas vossas regiões? Ainda se faz o Pão-por-Deus no dia 1 de Novembro e cantam-se as Janeiras no dia 6 de Janeiro? Ou são tradições que já se perderam completamente nas grandes cidades?

De certa forma, entendo. Não sei o quão confortável estaria em deixar os filhos andar sozinhos pela cidade a tocar às portas de desconhecidos. Aqui no prédio, talvez. Num ou outro prédio aqui em frente, à volta da escola, também. Mas nada como nós fazíamos, completamente à vontade a ir de casa em casa por toda a cidade. Vivia num sítio mais pequeno, toda a gente se conhecia e o mundo, parecia, era muito mais seguro.

O que é que vocês acham? Seria bom recuperar estas tradições? Ou são demasiado arriscadas? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE