Como a topografia poderia ter ajudado o resgate na Tailândia



Nos últimos dias, o mundo parou para ver o resgate de uma equipa de 12 jovens tailandeses e do seu treinador. Devido às chuvas intensas que se fazem sentir durante as monções, a gruta Tham Luang, que estavam a explorar, encheu-se de água rapidamente e a saída ficou bloqueada. Ao todo, passaram 10 dias até que o grupo fosse encontrado e mais 7 até que fossem todos resgatados são e salvos. Mas o que é isto tem a ver a topografia?


Tudo e nada. O resgate dos jovens deveu-se sobretudo à maestria das centenas de mergulhadores que se dispuseram a explorar a gruta de Tham Luang. Foram eles que encontraram o grupo de 13 pessoas, foram eles que levaram comida e mantimentos, que pernoitaram na gruta e que executaram a operação de resgate. Mas a história poderia ter sido bem diferente se houvesse um mapa topográfico preciso da região de Doi Nang Non.


Doi Nang Non é, na verdade, uma cordilheira que se separa a Tailândia de Myanmar (também conhecido como Birmânia). Portanto, trata-se de uma região montanhosa, com diversos declives, mudanças de altitude, cursos de água e grutas: tudo variáveis que ajudam a compreender os efeitos das monções. Houvesse um melhor conhecimento topográfico da região e da própria gruta, talvez a equipa de futebol tivesse sido localizada mais cedo.


O que não significa, porém, que fosse possível furar a rocha de forma a aceder à gruta. Toda a região é rica em rochas calcárias - que têm pouca dureza - e escavar uma abertura poderia provocar um desmoronamento. Sem os estudos apropriados, é impossível ter a certeza. O que sabemos, no entanto, é que estes estudos topográficos foram essenciais para ajudar a localizar os 33 mineiros chilenos que ficaram presos numa mina durante 69 dias.


Ao contrário do que se possa pensar, uma vez que ainda se tratava de uma mina em actividade, os mapas da mina não estavam actualizados. Isso representou uma dificuldade tanto antes como durante o resgate, que demoram 200 dias. Mas o conhecimento topográfico permitiu delimitar uma área segura, os mineiros conseguiram enviar a famosa mensagem “estamos bien en el refugio, los 33” e o resto é história.


A moral da história? Nunca menospreze a necessidade de ter um mapa topográfico do local onde pretende construir a sua casa, a sua empresa ou o seu cultivo. Se está à procura de profissionais de topografia no Porto ou de profissionais de topografia em Lisboa, não espere mais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE