Alugar equipamentos fotográficos, sim ou não?



O aluguer de equipamento fotográfico, como o aluguer de iluminação, de câmaras de vídeo e de fotografia ou até de microfones, é cada vez mais comum. Será esta a solução ideal para iniciantes? Quais são as vantagens de alugar equipamento fotográfico? É realmente uma opção económica?


Considere se planeia usar o equipamento no futuro.

Trata-se de um evento isolado ou será algo recorrente? Se planeia usar esse equipamento no futuro, talvez valha a pena investir na compra em vez de alugar - isto porque, ao alugar vários dias, o total vai aproximar-se do preço do equipamento novo. Além disso, com o seu próprio equipamento, deixa de estar dependente do stock de terceiros.

Pense se tem capital suficiente para investir.

Tem capital suficiente para comprar uma câmara de vídeo ou fotografia? Em caso negativo, tente ver com cada loja se existe a possibilidade de fazer um pagamento em prestações e qual a taxa de juro. Dependendo das condições que lhe oferecerem, pode ser preferível alugar a câmara, tripé ou outro suporte durante alguns dias do que endividar-se. Por outro lado, se tem dinheiro para comprar o equipamento que pretende e vai usá-lo durante vários dias, deve mesmo fazer as contas.

Decida se consegue deslocar-se com todo o equipamento.

Vai ter que se deslocar até aos seus clientes em diferentes cidades? O equipamento fotográfico, incluindo o de iluminação, pode ser difícil de transportar. Na impossibilidade de levar todo o seu equipamento consigo, considere alugar na cidade onde vai ser a sessão. Também deve ponderar alugar se acredita que o seu equipamento não vai ser suficiente (por exemplo, para gravações em exteriores ou com várias câmaras).

Consegue utilizar o equipamento que quer alugar?

Se está a pensar alugar uma câmara de fotografia ou de vídeo para filmar um evento em específico (como um evento familiar, por exemplo), pense se sabe realmente utilizar e tirar o maior proveito do equipamento que alugou. Se não está 100% seguro das suas capacidades, talvez seja preferível deixar a sessão nas mãos dos profissionais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE