A relação entre a autoestima e o bem-estar mental





A autoestima é um dos principais indicadores da nossa saúde mental. Quando temos baixa autoestima, as consequências fazem-se notar o nosso estado mental sofre sempre. Estas são as 4 principais consequências de baixa autoestima, todas com diversas implicações no nosso bem-estar mental:

Falta de confiança

Ter baixa autoestima afecta a nossa confiança. As pessoas com baixa autoestima têm sempre medo da opinião dos outros, pensam que o seu trabalho não é bom o suficiente ou até que não merecem aquilo que têm. Por usa vez, a insegurança no trabalho estimula a ansiedade, o que prejudica o nosso bem-estar mental e cria um bola de neve.

Vergonha e introversão

Outro sintoma de baixa estima é a vergonha para falar com os outros. As pessoas com baixa autoestima até evitam situações sociais, o que leva a um isolamento progressivo. O isolamento social afecta o bem-estar mental e é, aliás, um dos grandes factores de risco para desenvolver depressão. Se está a sentir sintomas de depressão, procure ajuda. Pode encontrar aqui psicólogos em Braga ou psicólogos em Setúbal.

Angústia quando tem de tomar decisões

Como as pessoas com baixa auto-estima estão sempre a duvidar de si próprias, tomar decisões pode ser angustiante. Se fica dias e dias a pensar e tem medo de não conseguir tomar a decisão correcta, essa angústia acaba por se abater sobre a sua cabeça, leva a pensamentos intrusivos e afecta o seu bem-estar mental.

Problemas de relacionamentos

Finalmente, outro problema comum entre quem sofre de baixa auto-estima são os relacionamentos pessoais. Por exemplo, achar que não merece a “outra pessoa” ou que “pode arranjar alguém melhor”. Outras vezes, as pessoas com baixa auto-estima têm pudor em expressar-se e dizer aquilo que realmente precisam, o que prejudica ainda mais o relacionamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE