Dúvida: Perfume, Parfum, Eau de Toilette ou Eau de Cologne?!



Quando vai à caça de um novo “perfume”, é capaz de se deparar com uma variedade de designações: “perfume não é o mesmo que parfum? E eau de toilette não é eau de cologne?” Não! Há diferenças - e não falo só dos preços.


Antes de passar às diferenças, é preciso explicar como as fragrâncias são criadas. Os fabricantes misturam óleos naturais e sintéticos, responsáveis pelo aroma que se sente, com álcool. Isto estabiliza o aroma e dilui os óleos - e é isto que vai sentir na sua pele. O álcool é importante porque controla a concentração do aroma e ainda a duração!


Encontrar a concentração certa para cada situação é tão importante quanto encontrar a sua fragrância perfeita. Se a concentração for baixa, o aroma desaparece depressa. Se for demasiado alta, pode acabar por provocar um ataque de tosse (e não só a si!).


As categorias abaixo estão ordenadas por ordem descendente de concentração dos óleos de perfume e permitem-lhe saber se o aroma vai ser forte ou leve.


Perfume puro, parfum ou extracto de perfume


A maior concentração que vai encontrar! Entre 15 a 30% do frasco contém óleos de perfume - suficiente para o aroma durar o dia todo. A sillage, ou a distância que um perfume percorre à sua volta, é grande e marcante.

Eau de parfum


Entre 15 a 20% de óleos de perfume. São capazes de durar o dia todo mas ninguém que tiver de trabalhar consigo vai acabar com uma dor de cabeça. A maior parte dos perfumes nas lojas são eau de parfum.

Eau de toilette


Normalmente entre 5 a 15% de concentração de óleos de perfume. São leves, não duram necessariamente o dia todo. Algumas pessoas defendem que as eau de toilette são para uso diário enquanto que as eau de parfum são para saídas nocturnas.


Eau de Cologne


As colónias são muitas vezes pensadas como os perfumes de homem, mas na realidade este termo refere-se a uma concentração baixa de perfumes de óleo, de 2 a 4%. Estes perfumes têm mais álcool e duram apenas algumas horas. Use-os para se refrescar, mas não para durar o dia inteiro.


Eau Fraiche


Como a água de colónia, eau fraiche tem uma concentração muito baixa, entre 1 a 3%. Mas enquanto as colónias são misturadas com álcool, as eau fraiche são compostas maioritariamente por água.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE